Rodrigo Murta
CEO Looqbox
09/01/2024

Todo ano no início de janeiro faço um compilado das leituras que mais gostei no ano anterior para compartilhar com os amigos e familiares. O ano de 2023 foi especial para mim no mundo literário, ano do “Conversando com Robôs: a Arte de GPTear”. Foi não só meu primeiro livro, mas também o primeiro livro de Inteligência Artificial do mundo a ser lançado com o uso de Inteligência Artificial. Na noite de autógrafos quem fez as assinaturas, não fui eu, e sim um robô programado para escrever com minha caligrafia:

Espero que você goste das dicas dessa edição, nela foquei em 2 dias de Inteligência Antificial e duas na área de saúde e bem estar. Para quem quiser acompanhar as dicas no decorrer do ano, basta me seguir em @r.murta. E vamos para a lista.

📕 Conversando com Robôs: a Arte de GPTear – 224 pág.

 

Link Amazon

Esse é o livro +1, minha indicação enviesada dado que eu sou o autor do livro. Para quem quiser saber como usar o ChatGPT no dia a dia, essa foi a obra que escrevi em 2023 sobre o tema. Foi o primeiro livro físico a ser lançado no brasil sobre o assunto. Se entrar na sua lista, espero que você goste!

Para quem indico: qualquer pessoa que queira saber como usar a Inteligência Artificial do ChatGPT no dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal.

 

📕 2041 – Kai Fui Lee – 479 pág.

 

Link Amazon

Uma abordagem fascinante para explicar a IA através da ficção. Em 10 contos ambientados em 2041, os autores introduzem de maneira acessível as diversas facetas da Inteligência Artificial. Curiosamente, o livro foi escrito antes da existência do ChatGPT. Algumas das previsões se concretizaram pouco mais de um ano após o lançamento, e não apenas em 2041 como sugerido. Fiquei particularmente impressionado com as seções sobre computação quântica e educação.

Para quem indico: Para quem quer saber mais sobre os diferentes tipos de Inteligência Artificial que existem, e como elas estão ou vão impactar as nossas vidas.

 

📕 Outlive – Peter Attia –  480 pág.

 

Link Amazon

Indicação do meu amigo Marcel Lotufo, um dos melhores livros de todos os tempos que eu já li, poucos livros me impactaram tanto (Por que dormimos foi um deles). Peter mostra, de forma prática, o que temos que fazer hoje se quisermos viver não so por mais tempo, mas com mais qualidade. Mudei alguns hábitos relacionados a exercícios, alimentação e check-ups em geral depois de ler a obra de Attia.

Para quem indico: qualquer pessoa que queira viver mais e melhor. Acho que todos nós certo?

 

📕 Por que nós Dormimos – Matthew Walker –  400 pág.

 

Link Amazon

Esse eu li em 2018, mas o Outlive me fez lembrar dele em uma referência.  Sabe aqueles livros que a gente fica triste quando está chegando no final por que você queria mais? Esse é um deles. Em Por que nós Dormimos de Matthew Walker, o autor e cientista do sono nos mostra a importância de um ciclo de sono completo, e seu impacto na: memória, sistema imunológico, criatividade, produtividade, controle emocional, doenças cardíacas, sexo, Alzheimer, câncer, perda de peso e até beleza (sim, um experimento mostra que uma boa noite de sono nos deixa mais belos). O livro é recheado de experimentos curiosos e escrito de uma forma muito didática e acessível, passando por temas interessantes como: sonho lúcido, sono animal e sonambulismo.

Para quem indico: para todos que dormem, bem ou mal

Tags: