O impacto do BI Conversacional e democratização de dados na gestão de 75 lojas da Polishop

Descubra como a Polishop adotou o Looqbox para alinhar estratégias, impulsionar vendas e bater metas com 2 milhões de perguntas feitas por ano.

Sofia Pirani

Sobre a Polishop

Fundada em 1999, a Polishop é uma empresa varejista omnichannel brasileira. Seu foco é oferecer soluções com produtos inovadores e de qualidade. Com um catálogo de produtos diversificado, a Polishop se tornou referência no país, conquistando uma base fiel de clientes. 

Desafio

A Polishop enfrentava um grande desafio relacionado à gestão de dados em suas lojas. Os gerentes de lojas, coordenadores, e gerentes regionais não tinham acesso a dados essenciais no seu dia a dia de vendas. Com isso, eles não conseguiam direcionar as atividades da operação para atingir metas.

Para conseguir algum dado, era necessário acionar o administrador da base de dados, que recebia milhares de solicitações todos os dias e estava sempre sobrecarregado com a alta demanda de relatórios. 

Devido a isso, existia uma grande dificuldade de alinhamento entre a equipe estratégica e a equipe tática e operacional que atua nas lojas, já que cada um estava olhando e analisando um dado diferente. 

Estratégia

Para superar esses desafios, a Polishop adotou o Looqbox como parte de sua estratégia e conseguiu impulsionar a cultura e o amadurecimento no uso de dados. A quantidade de demandas que o administrador da base recebe foi reduzida e os gerentes de loja agora conseguem acessar informações de forma rápida e autônoma. 

O BI Conversacional trouxe agilidade no tempo de resposta na hora de fazer uma pergunta, que era necessário para os vendedores no dia a dia de negociações nas lojas. Já os gerentes de loja e regionais agora podem consultar rapidamente dados essenciais, como meta, venda por canal e produto e ticket médio, permitindo uma tomada de decisão mais informada.

Além disso, eles conseguem gerar dashboards de vendas que podem ser acompanhados em outros canais da empresa, sem precisar envolver a área técnica ou os administradores, pois o BI conversacional do Looqbox não exige conhecimento técnico para ser utilizado. 

Hoje, as informações que os gerentes e coordenadores de loja precisam estão centralizadas no Looqbox que virou um ponto central para consultas em 75 lojas no país. 

Os usuários consultam informações como: 

  • Board de vendas: um painel de venda com KPIs para acompanhamento geral das lojas
  • Vendas por canal: uma tabela com indicadores e valores absolutos das vendas por canal
  • Venda por produto: uma tabela com indicadores e valores absolutos das vendas por produto
  • Venda por regional: uma tabela com indicadores e valores absolutos das vendas por região
  • Estoque geral: indica quantidade de ítens que estão em loja, em trânsito, em galpão e em reparo

“O Looqbox é o nosso ponto único da verdade, com agilidade para consultar todas as informações que os times das lojas precisam no dia a dia.”

Silvio Ribeiro CIO da Polishop

Resultado

Com 2 milhões de perguntas feitas por ano, a Polishop ganhou clareza no alinhamento entre estratégia e operação, o que colaborou com o atingimento das metas comerciais. As visualizações rápidas que os usuários acessam no Looqbox tornam a interpretação de métricas mais acessível para outras áreas.

Atualmente, os usuários conseguem: 

  • Consultar o que precisam na hora que precisam nas lojas,
  • Obter clareza sobre KPIs para diversas áreas, 
  • Autonomia na consulta de informações, mantendo controle de permissionamento, 
  • Ter visualizações rápidas, na mão, de poucas métricas com várias quebras.

Conclusão

A implementação do Looqbox na Polishop não apenas otimizou a gestão de dados, mas também permitiu a criação de painéis de vendas acessíveis em diversos canais da empresa e por colaboradores não técnicos.

Isso gerou dois grandes benefícios. O primeiro é a possibilidade de vendedores e gerentes de loja tomarem decisões rápidas e baseadas em dados, aumentando a eficiência e a receita da empresa.

O segundo é uma diminuição significativa da dependência da equipe técnica, resultando em uma gestão mais eficiente e em menor carga de demandas operacionais.

Mais Vistos