Como a Casa do Construtor otimizou a performance de seus franqueados com o BI Conversacional do Looqbox

Descubra como a Casa do Construtor levou o acesso a dados às suas 600 lojas, superou desafios, impulsionou vendas e agilizou decisões estratégicas com mais de 200.000 perguntas feitas no Looqbox só em 2023.

Sofia Pirani

Sobre a Casa do Construtor

Fundada em 1993, a Casa do Construtor é pioneira no aluguel de máquinas e equipamentos de pequeno porte para construção civil. São mais de 600 lojas em todas as regiões do Brasil, além de lojas no Paraguai e Uruguai e é considerada a maior rede de locação de peças de construção da América Latina. 

Desafio

O principal desafio enfrentado pela Casa do Construtor estava relacionado à lentidão na obtenção de dados e informações, devido à extensa rede de lojas franqueadas distribuídas pelo país.

O time procurou o Looqbox para obter maior agilidade nas tomadas de decisão baseando-se em dados e eliminando suposições. Eles necessitavam de uma ferramenta que possibilitasse o acesso ao faturamento, vendas e performance dos franqueados, para que os colaboradores consigam consultar esses dados todos os dias e obter informações de forma rápida.

Estratégia

Para enfrentar esse desafio, a Casa do Construtor utiliza o Looqbox como uma ferramenta estratégica para mapear e monitorar diariamente as principais atividades das 600 lojas, como faturamento, performance e despesas.

Os colaboradores da ponta da operação como vendedores, gerentes de loja e gerentes regionais, precisam acessar rapidamente os dados essenciais para as demandas diárias em tempo real. O Looqbox permite que eles façam isso nos primeiros minutos do dia.

Cristina Monte, Diretora de Finanças e Tecnologia destacou que, durante a pandemia, o Looqbox foi um recurso muito valioso devido ao aumento de locações de equipamentos nesse período. Os consumidores realizaram mais reformas em suas casas, resultando em um aumento no faturamento da empresa e um monitoramento mais eficiente dos dados financeiros das lojas franqueadas, possibilitado pelo uso do Looqbox.

Nosso sistema de permissionamento permite que os gerentes de loja consigam monitorar as perguntas mais frequentes feitas pelos funcionários e os números da loja, enquanto os vendedores acompanham em tempo real suas metas e números de performance.

Os usuários conseguem acessar indicadores como:

  • O faturamento por cidade em gráfico e tabela,
  • A evolução de faturamento por vendedor,
  • As despesas por loja e por região,
  • A manutenção de equipamentos por loja.

"O maior benefício é a velocidade com que você mapeia as informações na ferramenta. Após o login e senha, conseguimos acessar as perguntas mais importantes para a loja nos primeiros 10 minutos do dia, acho isso muito legal"

Cristina Monte Diretora de Finanças e Tecnologia na Casa do Construtor

Resultado

Com mais de 20.000 perguntas feitas por mês, os usuários conseguem acompanhar com rapidez e facilidade a performance das 600 lojas em todas as regiões do país por meio de um mapa de obras que identifica a distribuição dos equipamentos nessas unidades, formando um mapa regional.

Isso permite aos usuários:

  • Identificar regiões com presença limitada de lojas que precisam ser expandidas,
  • Identificar a região de um franqueado e avaliar a performance da loja para fazer uma campanha ou ação específica.

Conclusão

Hoje, com o uso do Looqbox, a Casa do Construtor consegue avaliar o desempenho de cada unidade franqueada e montar novas estratégias para melhorar as vendas, acompanhar a performance dos vendedores e muito mais. 

O uso do Looqbox não apenas fortaleceu a capacidade da Casa do Construtor de avaliar e aprimorar suas operações, mas também demonstrou ser uma ferramenta vital na facilitação da tomada de decisões, com mais de 200.000 perguntas feitas no ano de 2023.

Mais Vistos